Bobblehead Bunny

23 setembro 2013

Dicas para donas de casa de primeira viajem... Você na cozinha!

Oi lindas, essa semana vou fazer vario post dedicados as donas de casa de primeira viajem para ajudá-las, são pequenas dicas mais são muito úteis para vocês princesinhas. Essa semana vou chamar de “Semana da dona de casa”, espero que todas vocês vejam as dicas dessa semana!

Cozinheiras de primeira viajem...

Ovo
Para a gema não quebrar. O segredo de quebrar o ovo é batê-lo de leve numa superfície dura, trincando a casca. Então, use os polegares para forçá-la para fora - nunca para dentro! Atenção: antes de fazer isso, não se esqueça de lavar o ovo em água corrente.

CREME DE LEITE
Sabia que é possível aumentar a durabilidade do seu creme de leite depois de aberto em até quatro dias? Despeje o conteúdo da lata num vidro seco e limpo, com tampa de plástico, e guarde-o na geladeira.

CEBOLA
Tchau, cheiro de cebola! Para livrar as mãos do odor desagradável, sempre corte um pimentão depois da cebola - o segundo anula o cheiro da primeira. Por fim, lavar as mãos com água e sabão elimina o cheiro do pimentão.

COZIMENTO
Como contar o tempo? Para programar direitinho o tempo de cozimento de uma
receita, você deve contar a partir do momento em que a água/caldo começa a levantar fervura - e não do instante em que coloca os alimentos na panela.
 
TOMATE
Está precisando usar tomates que ainda estão verdes? Coloque-os num saco de papel junto com uma maçã. O truque ajuda a acelerar - o processo de amadurecimento!

FRITURA
Para não espirrar - um pouco de sal no fundo da frigideira. Eis o segredo para
não fazer aquela sujeira no fogão durante a fritura
 
Macarrão 
Quebro ou não? Não. Isso impede uma melhor aderência do molho na massa. Portanto, se o macarrão não está cabendo na panela na hora de cozinhar, calma: após alguns segundos na água quente, a massa vai ceder e se acomodar na panela, podendo ser cozido por inteiro. E nunca acrescente óleo na água do macarrão, isso só vai dificultar a fixação do molho na massa.

Como fazer feijão
Abra um pacote de 1 quilo de feijão e deixe todo o seu conteúdo de molho por pelo menos 3 horas.
2. Descarte a água, lave bem os grãos e separe casquinhas soltas e pedrinhas.
3. Coloque o feijão lavado em uma panela e encha de água - até atingir dois dedos acima dos grãos.
4. Adicione folhinhas de louro, um pouco de sal e, se quiser, 1 ou 2 lingüiças cruas para dar um gostinho diferente. Deixe tudo cozinhando em fogo brando por cerca de 1 hora e meia, com a panela semitampada, até que os feijões fiquem macios. Se for preciso, adicione mais água no decorrer do processo.
5. Quando os grãos estiverem cozidos, refogue numa outra panela grande 3 dentes de alho e 1 cebola grande, tudo picadinho.
6. Adicione, então, 5 conchas do feijão com caldo e esprema tudo com um amassador de batatas (isso vai ajudar a engrossar o caldo).
7. Refogue mais um pouco e transfira para a panela o restante do feijão cozido.
8. Mantenha o feijão no fogo para engrossar ainda mais, até ficar a seu gosto. Mexa às vezes para não deixar queimar. Se gostar de salsinha, acrescente um pouco, picada. Verifique o sal e pronto!

Superdica: dispense a panela de pressão e cozinhe os grãos em panela normal. Isso porque, na pressão, é fácil perder o ponto do cozimento. O que seria um suculento prato pode virar sopa! 

Como fazer um bife suculento

Invista em uma frigideira pesada, com fundo duplo, de preferência. Ela distribui melhor o calor durante a fritura, evitando que a carne vire uma sola de sapato.
2. Compre bifes com, no mínimo, 1,5 centímetro de espessura, mesmo que depois precise martelá-los para deixá-los mais fininhos (se quiser fazer payard ou bifes à milanesa).
3. Tire os bifes da geladeira 30 minutos antes de fritar.
4. Tempere a carne na hora de fritar. Isso evita que ela solte líquidos e tenha sua suculência prejudicada.
5. Esquente bem a frigideira antes de colocar os bifes.
6. Use pouca gordura, que pode ser óleo, azeite ou manteiga.
7. Nunca frite mais de 2 bifes ao mesmo tempo.
8. Jamais tampe a frigideira durante a fritura. Isso faria seu bife cozinhar em vez de fritar.

Superdica: para evitar que o fogão fique todo respingado de gordura, coloque uma peneira metálica sobre a frigideira durante a fritura. Isso evita respingos e permite que o vapor saia pelos furinhos.

Ovo cozido

Coloque o ovo numa panela e cubra-o com água. Ligue o fogo e quando a água começar a ferver, conte 10 minutos e retire-o. Você pode então fazer um sanduíche: é só amassar o ovo com um pouco de manteiga, maionese, salsinha picada e colocar no pão.

· Ovo quente
Este é o ovo de gema molinha, para comer de colherada, apoiado em um suporte. Coloque o ovo numa panela e cubra-o com água. Depois que ela começar a ferver, espere 2 minutos e desligue o fogo. Retire o ovo com uma colher e ponha-o sobre o suporte. Abra uma "tampinha" nele com uma faca afiada, tempere com sal e sirva.

· Ovo mexido
Coloque 2 ou 3 ovos em uma tigela e tempere com sal, pimenta-do-reino e uma pitada de noz-moscada ralada. Adicione algumas colheradas de leite ou creme de leite e misture tudo com um garfo. Depois, pegue uma frigideira, coloque uma colher de manteiga nela, deixe derreter um pouquinho e derrame a mistura de ovos por cima. Deixe o fogo baixo e mexa com uma colher de pau por poucos minutos. Assim que os ovos começarem a se agrupar em pedacinhos sólidos, a receita está pronta. Coma com uma fatia de pão quentinho com manteiga.

· Omelete
Coloque numa tigela 2 ou 3 ovos, tempere com sal, pimenta-do-reino e um pouco de salsinha picada. Misture tudo com um garfo. Aqueça uma frigideira antiaderente com um tiquinho de manteiga ou um fio de óleo. Derrame a mistura de ovos, abaixe o fogo e não mexa. Tampe a frigideira e espere alguns minutos, até que a omelete comece a ficar firme. Aí coloque sobre metade dela fatias finas de queijo, presunto, azeitonas em lascas... Com a ajuda de uma escumadeira, vire a outra metade sobre a parte recheada. Espere cozinhar mais um pouco, vigiando para não deixar queimar. E sirva!

· Ovo frito
Coloque um pouco de óleo, manteiga ou azeite em uma frigideira. Aqueça, quebre o ovo por cima e abaixe o fogo. Tempere com sal e pimenta. Se gostar de gema mole, espere apenas que a clara esteja bem cozida para servir. Se quiser a gema dura, deixe no fogo por um tempo maior.





Outras dicas...



Oito dicas importantes para o Arroz  
1 -  Para evitar que o arroz fique duro ao preparar pratos doces coloque os demais ingredientes apenas depois que o arroz já estiver cozido.
2 - Se o arroz ficou pronto muito cedo embrulhe a panela em várias folhas de jornal para que demore mais a esfriar

3 - Para soltar o arroz empapado enxágüe em água fervente e escorra como se fosse macarrão.

4 - Se você colocou muito óleo para refogar o arroz coloque a água para cozinhar e cubra com algumas folhas de alface e o excesso será absorvido.
5 - O cheiro e o gosto de queimado do arroz sairão facilmente se acrescentar ½ cebola de tamanho médio no centro da panela.
6 - Para que o arroz fique bem soltinho adicione uma colher de chá de caldo de limão.
7-  O arroz ficará mais gostoso se quando pronto colocar 1 colher de manteiga e misturar com um garfo.
8 - Para que o arroz grudado no fundo da panela não pegue o gosto, coloque sobre a tampa da panela um pano de prato umedecido e deixe por alguns minutos
Alface - As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.
Peixe assado -O peixe assado não grudará na fôrma e nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batatas cruas.
Para que o arroz fique soltinho, quando estiver quase seco pingue algumas gotinhas de vinagre e quando seco pingue novamente as gotinhas de vinagre,apague o fogo, deixe descansar dez minutos e sirva.
 Para evitar que o arroz guardado umedeça, coloque uma fatia de pão no recipiente utilizado, trocando-a de quando em quando. 
Quando usar somente meio abacate e para que a outra metade não escureça polvilhe sobre sua superfície farinha de rosca.
 Ao guardar ovos na geladeira evite que os mesmos fiquem próximos de alimentos decheiro forte, pois por terem a casca porosa absorvem o odor dos mesmos.
 Não tempere o bife com o sal antes de fritá-lo pois o sal desidrata a carne fazendo-a perder suas propriedades nutritivas.
Para verificar se a gordura está na temperatura ideal  para frituras e só colocar um pedaço de pão amanhecido na frigideira. Se tostar num instante a temperatura está ótima para fritar batatas, bifes e peixes.
 Para evitar que o cheiro da fritura se espalhe pela casa e só queimar um pouco de açúcar ou de casca de laranja.
Para que as batatinhas fritas fiquem sequinhas haja da seguinte maneira: depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutos e logo após em águagelada.Escorra-as bem, frite em bastante óleo e coloque-as sobre o papel toalha.
 Para tirar a pele do tomate com mais facilidade, faça um corte em cruz na ponta do mesmo. Mergulhe-o em água fervente por 2 minutos.Retire-o e passe-o na água com gelo
Para tirar os bichinhos das verduras (brócolis, couve-flor) lave-as muito bem e mergulhe-as em água com sal, vinagre ou limão durante algum tempo.Verificará que ao despejar a água ela sairá cheia de bichinhos.
Para tirar o gosto de queimado do feijão que grudou na panela, pegue um pouco do feijão e coloque-o no mármore da pia.Coloque em cima dele a panela com o feijão queimado e vá girando em circulo por uns minutos.Transfira o feijão para outra panela e verá que o cheiro e o gosto terão desaparecido.
Se salgar demais um prato coloque ai umas batatas a cozinhar que as mesmas absorverão o excesso de sal.
Para tirar cheiro de peixe das mãos lave-as com água e sal ou vinagre e sal.
Para saber se o ovo está fresco é só mergulha-lo em panela com água fria e salgada. Ele não deve boiar
Para que os olhos não ardam ao descascar cebolas, coloque-as numa vasilha com água gelada por 15 minutos.
 Para amolecer a carne, junte um pouco de leite frio e deixe repousar por 30 minutos.
 Quando na receita pedir casca de limão ou laranja ralada, rale somente a parte verde ou amarela, pois a parte branca dará sabor amargo.
 Antes do preparo de aves, deixe-as pelo menos 1 hora em água com rodelas de limão, vinagre e sal para tirar o cheiro.
Quando quiser soltar o arroz grudado no fundo da panela é só retirar a panela do fogo e colocá-la sobre um pano molhado em água fria.
Para evitar que o alumínio do banho-maria escureça é só colocar rodelas de limão.
 Para o leite não grudar no fundo da panela, ferva-o numa vasilha molhada.
 Para amolecer a carne dura, junte algumas gotas de calda de abacaxi. Ou se tiver leite de mamão verde.
Para melhorar o sabor do óleo mergulhe nele algumas azeitonas. Após alguns dias o gosto delas passará para o óleo.
Para tirar o cheiro dos legumes e verduras ao serem cozidos, junte uma casca de pão na água que vai cozinhar. Ela absorverá o cheiro.
Quando fizer rocambole não bata muito a massa, pois ela se quebrará ao enrolar.
Quando for fritar batatas lave-as inteiras ,seque-as com um pano e só depois corte-as no tamanho desejado.                   
Para a galinha cozinhar rápido coloque na panela onde for cozinhá-la, um objeto de prata.
Para abrir conchas de mariscos mais facilmente lave-as em água fria, coloque-as em um saco plástico e ponha no congelador por uma hora.
Para descascar ovos cozidos com maior facilidade. mergulhe-os em água fria e quebre-os em volta da casca. Ela sairá facilmente.
Para cortar um bolo muito fresco molhe a faca em água fria.
E ai gostaram? Espero que essas pequenas mais muito úteis dicas ajudem muito vocês que estão casando agora, e essa semana vai ter muito mais temas relacionados a cuidar da casa, espero que vocês vejam e que ajudem muito vocês lindezas! E é claro que seu maridão vai ficar surpreendido com sua dedicação ao seu lar.

Beijos flores de cerejeiras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário